Isotanque: Aplicações
O uso de isotanques em operações de transporte de produtos líquidos e gases a granel, é uma alternativa versátil para empresas que procuram um equipamento de fácil movimentação, que podem ser movimentados em diversos modais de transporte, e que se adequam tanto a movimentação, quanto a estufagem de produtos químicos ou insumos alimentícios. Veja mais em nossa matéria “Isotanque: Do transporte à armazenagem de produto”
Os isotanques, são projetados especificamente para o transporte de líquidos e gases a granel, podem possuir características de construção diferentes, devido à que produto o mesmo será destinado. Existem modelos de isotanques, construídos em aço inoxidável, aço carbono, com controle de temperatura, entre outras características.
Quais aplicações dos isotanques?
Os isotanques podem ser aplicados em várias etapas da cadeia logística, não ficando restrito o uso apenas para movimentação de produtos líquidos e gasosos.
São elas:
Transporte marítimo:
Os isotanques podem ser utilizados para transportar líquidos e gases a granel em operações de importação e exportação em navios cargueiros.
Transporte rodoviário:
Os isotanques são frequentemente transportados em caminhões porta containers, carregados de produtos químicos perigosos, alimentícios, combustíveis, entre outros, essa operação é muito utilizada em operações porto a porta (onde a carga é retirada no porto e encaminhada a planta do cliente final).
Transporte ferroviário:
Os isotanques também podem ser movimentados em ferrovias para transportar líquidos e gases a granel.
Armazenamento:
Os isotanques podem ser utilizados como uma solução de armazenamento temporário, na falta de tancagem em uma planta industrial, na linha de produção, e nos casos de parada de fábrica.
Cabotagem:
No Brasil os isotanques são muito utilizados na cabotagem.
Nessa modelo de transporte, os isotanques são movimentados em navios, em toda costa nacional incluindo vias fluviais navegáveis. Esse transporte, é especializado em operações logísticas internas no modal aquaviário (por mar e rios). Entenda mais sobre as vantagens da cabotagem em nossa matéria “Cabotagem no Brasil: conheça as vantagens”
Devido sua versatilidade, o isotanque é o equipamento ideal para operações multimodais, e pode auxiliar operações logísticas de indústrias de vários segmentos que necessitam movimentar cargas a granel de produtos químicos classificados ou não, insumos alimentícios, transferir insumos químicos de uma planta para outra, distribuição de produtos a granel, entre outras operações.
Se a sua empresa possui demandas de transporte com esse perfil ou tem a necessidade de armazenagem de produtos em períodos sazonais, ou por falta de tancagem, nós podemos ajudá-los.