Isotanque: solução de transporte multimodal

Isotanque: solução de transporte multimodal

Como falamos em nossa matéria isotanque: do transporte a armazenagem de produtos, os isotanques são equipamentos versáteis e podem ser utilizados em vários modais de transporte, o que os tornam uma solução multimodal. Antes de explicarmos por que eles são uma solução multimodal, vamos entender o que é o transporte multimodal de cargas. 

 

O que é o transporte multimodal de cargas? 

 

De acordo com ANTT, define-se como Transporte Multimodal de Cargas, aquele que utiliza duas ou mais modalidades de transporte sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal (OTM) essa operação, é regida por um único contrato. 

 
Define-se como OTM, pessoa jurídica, transportadora ou não, contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal, da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros. Este operador logístico, fica responsável pela execução desses contratos, pelos prejuízos resultantes de perda, por danos ou avaria às cargas sob sua custódia, assim como por aqueles decorrentes de atraso em sua entrega, quando houver prazo acordado. 

 

Suas atividades incluem, além do transporte, os serviços de coleta, unitização, desunitização, consolidação, desconsolidação, movimentação, armazenagem e entrega da carga ao destinatário. 

 

O para exercer atividade como OTM, é necessário registro e habilitação na ANTT. A abrangência dessa habilitação pode ser a nível nacional ou internacional. 

 
 
* Nacional - pontos de embarque e destino situados no território nacional. 
* Internacional - ponto de embarque ou desembarque situados no exterior. 
 

No caso de transporte multimodal de carga internacional, o OTM além de habilitado, deve possuir licença na Receita Federal do Brasil. 

 
 

Mas onde os isotanques se enquadram? 

 

    Um exemplo de operação muito comum no transporte multimodal, é a transferência da carga de um equipamento para outro. Podemos exemplificar da seguinte forma, uma carreta tanque se desloca carregada com um produto líquido até um certo porto, e lá é feita a transferência da carga para um tank container (isotanque). 


    Essa transferência da carga, apresenta uma série de desvantagens para o contratante do transporte, tais como: 

        1. Aumento de custos 
        2. Aumento de tempo 
        3. Burocracia com documentação, uma vez que, se o operador não for OTM, para cada transferência será necessária a emissão de um novo documento. 

         
        Quando há a necessidade de transporte em mais de uma modal, o isotanque é uma excelente solução para redução de tempo, custos e burocracia documental, por se tratar de um equipamento que pode operar em todos os modais de transporte, sem que haja a necessidade dessa transferência. 

         
        E a versatilidade do isotank (Isotanque) não para por aí. Há outras operações logísticas em que o isotank pode ser aplicado. Eles podem ser utilizados em serviços de estufagem, armazenagem, locação, bem como outros serviços que forem acordados entre a origem e o destino. 

         
        O isotanque também é uma solução em operações door to door (porta a porta), armazenamento in-loco, nas paradas de fábrica na falta de tancagem, como solução de armazenamento em oportunidades de aquisição de matéria-prima com preços atrativos, ou para estocagem numa possível falta de matéria-prima. 

         
        Toda essa versatilidade que o isotanque pode oferecer como soluções logísticas, o torna um equipamento multimodal, o que proporciona ao operador e ao contratante muita praticidade e agilidade.  
         
        A Logplan, empresa do grupo Contatto, é um OTM com parque próprio de isotanques. 



        Com mais de 25 anos de experiência em operações multimodais, nosso time de especialistas pode ajudar empresas de vários segmentos a otimizarem suas operações logísticas, descomplicando a documentação, sanando problemas com descontaminação de tanque, ou até mesmo com projeto customizado às necessidades do cliente. 


        Referências: 
        https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/cargas/transporte-multimodal-de-cargas 

         
        Precisa de descomplicar sua operação? 

        Fale com especialista

        Você pode se interessar por:

        Ácido Nítrico: O que é, uso, comércio e transporte Contatto

        Ácido Nítrico: O que é, uso, comércio e transporte

        Considerado o segundo ácido mais fabricado para consumo na indústria, ficando atrás apenas do ácido...

        Leia Mais
        Ácido fosfórico: o que é, uso na indústria e como é transportado Contatto

        Ácido fosfórico: o que é, uso na indústria e como é transportado

        O ácido fosfórico, substância química muito utilizada na produção de fertilizantes, indústrias alimentícias e metalúrgicas,...

        Leia Mais
        O que é Telemetria? Contatto

        O que é Telemetria?

        Empresas que contratam serviços de transporte a granel, para venda ou transferência de produtos,...

        Leia Mais
        Ácidos: o que são, características, participação no mercado brasileiro Contatto

        Ácidos: o que são, características, participação no mercado brasileiro

        Os ácidos são importantes insumos no processo produtivo de vários setores da indústria. Nessa matéria...

        Leia Mais

        ESSE SITE USA COOKIES
        Nós armazenamos dados de acesso temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar por nosso site, concorda com nossa Política de Privacidade.