O que é Telemetria?

O que é Telemetria?

Empresas que contratam serviços de transporte a granel, para venda ou transferência de produtos, devem se manter atentas, às ações de segurança praticadas pelos operadores logísticos. Principalmente as que atuam com transporte de produtos perigosos e alimentícios.

É extremamente necessário que o condutor do veículo, tenha ciência da importância da execução de seu trabalho e todas as medidas preventivas que deverá ter, para não criar riscos a sua vida, sociedade e meio ambiente.

Nesse artigo, vamos falar sobre a importância que a telemetria tem, no monitoramento de ações inapropriadas e como ela pode ajudar em ações educativas.

O que é Telemetria?

A telemetria, é uma tecnologia, onde dispositivos são instalados nos veículos, com intuito de medir e transmitir dados a distância (remotamente). Através desta tecnologia, o operador logístico, consegue ter acesso a dados sensíveis de sua frota de forma instantânea, e sem necessidade de mobilizar equipes para que a coleta desses dados, que muitas vezes, podem estar distantes de sua base operacional.

Para que serve a telemetria em transporte de cargas a granel?

A telemetria fará a transmissão de dados em tempo real, esses, são enviados para uma central de monitoramento, onde poderão ser analisados.

Com esses dados em mãos, será possível o operador logístico analisar determinadas práticas, aperfeiçoar e melhorar sua prestação de serviços. As práticas do condutor a serem monitoradas, vão desde a distância percorrida pelo veículo, o tempo de funcionamento do motor, consumo de combustível, velocidade média praticada, entre outras.

Quais benefícios do uso da telemetria em transporte de cargas a granel?

O foco principal do uso da telemetria é a segurança!

Com os dados levantados através da telemetria, será possível o operador logístico identificar, o perfil de dirigibilidade dos seus condutores, e em tempo real, tomar ações de prevenção de acidentes e incidentes, emitindo avisos sonoros, em cada situação em que a condução do veículo, não estiver de acordo com os parâmetros de segurança apropriados.

A identificação desse perfil de dirigibilidade, levantado através da telemetria, auxiliará o operador, na percepção de desvios de performance da frota ou condutor, permitindo que ações corretivas sejam realizadas de forma ágil.

Nas operações de transporte do Grupo Contatto, nossos clientes podem contar com mais esse recurso, pois nosso foco é segurança e tranquilidade, para nossos colaboradores, clientes, sociedade e meio ambiente.

Quero meu transporte com telemetria!

Você pode se interessar por:

Ácido clorídrico, HCL, características e transporte Contatto

Ácido clorídrico: o que é, onde é usado e como é feito o transporte a granel

O ácido clorídrico é uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio (HCl), um gás incolor...

Leia Mais
Onde usar isotanques no transporte de cargas a granel Contatto

Isotanque: Aplicações

O uso de isotanques em operações de transporte de produtos líquidos e gases a...

Leia Mais
Certificação SASSMAQ: qual diferencial das transportadoras que possuem Contatto

Certificação SASSMAQ: qual diferencial das transportadoras que possuem

Dificilmente quem trabalha com logística, não tenha ouvido falar sobre a certificação SASSMAQ (Módulo...

Leia Mais
Retograma falado: orientando seu motorista, à um percurso mais seguro Contatto

Você conhece o rotograma falado?

Cada vez mais, os recursos tecnológicos são grandes aliados do transportador e contratante quando...

Leia Mais

ESSE SITE USA COOKIES
Nós armazenamos dados de acesso temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar por nosso site, concorda com nossa Política de Privacidade.