Consequências para empresa contratante caso ocorra um acidente com carga perigosa

Acidentes com produtos perigosos: de quem é a responsabilidade?

Uma preocupação constante para os fabricantes, distribuidores e transportadoras de cargas perigosas, é que ocorra incidentes ou acidentes durante o percurso. Um vazamento ou acidente com produtos desse perfil durante o transporte, podem gerar consequências negativas para o contratante do transporte desses produtos.  

 

A legislação brasileira estabelece que a responsabilidade principal em caso de sinistros é da transportadora, mas o contratante (seja embarcador ou destinatário), são corresponsáveis pelo transporte, e podem responder judicialmente em caso de omissão do transportador. 

 

Nesse artigo falaremos quais medidas devem ser tomadas ao se deparar com um acidente com produto perigoso, quais os riscos que eles oferecem a sociedade, quais os tipos de produtos (classes) e como prevenir que ocorram problemas judiciais, analisando melhor os critérios na hora de contratação de uma transportadora. 
 

O que fazer em caso de acidentes com produtos perigosos?


Identificação do produto: Ao se deparar com um acidente com veículo que esteja transportando produtos perigosos, é importante observar as placas de simbologia afixadas ao veículo ou a identificação nas embalagens contendo produtos perigosos. Essas identificações com as simbologias, geralmente podem ser visualizadas a distância. 


Notificar o acidente para as autoridades: Após a confirmação que existe no cenário um produto perigoso ou até mesmo se surgirem dúvidas, o ideal é acionar imediatamente as autoridades locais, que nesses casos são Bombeiros (192) e Polícia Federal Rodoviária (191) ou Polícia Militar (190). Uma outra opção é ligar para o telefone de emergência no veículo, caso seja possível a identificação.


Isolamento da área: Alguns produtos podem se deslocar pelo ar e, o simples fato de ter contato ou inalá-los, podem gerar riscos para sua saúde, portanto é fundamental manter distância do cenário do acidente, alertando e afastando curiosos do local.  

 

Quais os riscos oferecidos pelos produtos perigosos? 

 

Produtos perigosos possuem características que podem oferecer vários riscos às pessoas, sendo o principal danos à saúde. 

 
Há outros ricos, que podem afetar o meio ambiente e a sociedade, tais como incêndios e explosões, incompatibilidade química (reação entre mais de um produto perigoso), contaminação do ar, água e solo, além de prejudicar a vida e saúde da fauna local. 

 

Quais são os tipos de produtos perigosos? 

 

De acordo com a legislação do nosso país, os produtos perigosos são classificados em 9 classes, sendo elas: 

 

Classe 1 – Explosivos 

Classe 2 – Gases 

Classe 3 – Líquidos Inflamáveis 

Classe 4 – Sólidos Inflamáveis 

Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos 

Classe 6 – Substâncias tóxicas e substâncias infectantes 

Classe 7 – Materiais Radioativos 

Classe 8 – Corrosivos 

Classe 9 – Substâncias perigosas diversas 

 

Quem é o responsável final em um acidente com produtos perigosos? 

 

Em uma situação de acidente envolvendo produtos perigosos, a transportadora é a principal responsável pelo atendimento do sinistro, e deve prover com todos os recursos disponíveis para minimizar os impactos que podem ser gerados em decorrência dele. 

 
Porém, é importante ressaltar que a empresa embarcadora do produto, também será responsabilizada em caso de omissão por parte da transportadora de produtos perigosos. 

 

Na transportadora Contatto, dispomos de um contrato com uma empresa especializada em emergência, além equipe técnica especializada, apólices de seguros obrigatórios específicos para cargas perigosas, para oferecer todo suporte aos nossos clientes.  

 

O contratante (seja embarcador ou destinatário), são corresponsáveis pelo transporte, e podem responder judicialmente em caso de omissão do transportador. 

 

Não quer ter dores de cabeças com esses imprevistos? 

 
Deixe sua carga nas mãos de quem possui quase 60 anos de experiência em gestão de transportes perigosos a granel, e possui a segurança como um pilar fundamental em todos os processos. 

Fale conosco

Você pode se interessar por:

Soda cáustica: planejamento de transporte a granel Contatto

Soda cáustica: planejamento de transporte a granel

No transporte de soda cáustica a granel, existe uma série de procedimentos e documentos...

Leia Mais
Onde usar isotanques no transporte de cargas a granel Contatto

Isotanque: Aplicações

O uso de isotanques em operações de transporte de produtos líquidos e gases a...

Leia Mais
Isotank: características, tipos e produtos que ele pode transportar. Contatto

Isotank: características, tipos e produtos que ele pode transportar.

Um equipamento muito utilizado em operações logísticas no modal marítimo, seja em território nacional...

Leia Mais
Monitoramento de carga a granel: vantagens do uso de câmeras Contatto

Monitoramento de carga a granel: vantagens do uso de câmeras

O que são câmeras onboard ? Conjunto de equipamentos de gravação de imagens da parte...

Leia Mais

ESSE SITE USA COOKIES
Nós armazenamos dados de acesso temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar por nosso site, concorda com nossa Política de Privacidade.